Cinema Festivais e Mostras

Aceccine promove Mostra Online Gratuita de Curtas Brasileiros

"Pop Ritual", filme de terror cearense de Mozart Freire, pode ser conferido na Mostra Accecine 2020 (Foto: divulgação)

Até o dia 25 de maio, a Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine) promove uma mostra gratuita com curtas-metragens brasileiros vencedores das edições do Prêmio Aceccine. Anualmente, os críticos da entidade se unem para escolher os principais destaques do ano em cinco categorias – duas delas são de Melhor Curta/Média-metragem Cearense e Brasileiro. Na Mostra Aceccine 2020, participam 6 filmes de 4 estados: Ceará, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco. Confira a seleção:

“Cartuchos de Super Nintendo em Anéis de Saturno” (CE) de Leon Reis, “Estado Itinerante” (MG) de Ana Carolina Soares, “Guaxuma” (PE) de Nara Normande, “Janaína Overdrive” (CE) de Mozart Freire, “Mamata” (BA) de Marcus Curvelo e “Pop Ritual” (CE) de Mozart Freire.

“Convidamos os filmes que venceram nas categorias de curtas-metragens de 2016 a 2019. Essa seleção de seis filmes é bem expressiva quanto a percepção crítica que os elegeu como destaques em seus anos respectivos”, aponta Arthur Gadelha, presidente da entidade. Os filmes “Marie” (PE) de Leo Tabosa e “Vando Vulgo Vedita” (CE) de Leonardo Mouramateus, não puderam estar presentes por direitos de exibição.

A crítica Larissa Bello, secretária-geral da gestão, conta que a ideia surgiu durante a quarentena decretada em prevenção ao Coronavírus. “Com as pessoas passando seus dias em casa, cineastas brasileiros tiveram o ato generoso de liberar acesso aos seus filmes, e alguns festivais de cinema seguiram essa tendência online, como o Curta Taquary, em Pernambuco e o Visions du Réel na Suíça, por exemplo. A Mostra Aceccine promove, nesse contexto, o cinema brasileiro como fonte de discussão sobre as narrativas da cultura brasileira e da crítica cearense”.

Junto aos filmes, a página especial criada para a mostra dentro do site da associação (www.aceccine.org) reúne críticas produzidas pelos associados sobre cada um dos filmes.

Compartilhar:

Comentários

Clique para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade