Cinema Festivais e Mostras

Takorama Brasil exibe Curtas Infanto-juvenis Online

"O Macaco-Homem": produção argentina que será exibida no Takorama Brasil (Crédito: divulgação)

A partir de 15 de setembro inicia o Takorama Brasil – Festival Internacional de Cinema que traz entretenimento, arte e diversão gratuita para animar crianças, adultos e educadores. A programação, que prosseguirá até o dia 28 de outubro, apresenta curtas-metragens que podem ser acessados pelo site www.takorama.com.br.

São 15 curtas-metragens, com duração média de cinco minutos, sem publicidade, com abordagens sobre tolerância, empatia, amizade, ecologia e cidadania. São filmes de diversos países que foram cuidadosamente selecionados pela Associação Internacional Films pour enfants,  especializada em filmes para esse público.

O programa é dividido em cinco categorias, para crianças e adolescentes de 3 a 17 anos.  O público poderá opinar e votar no seu filme favorito, dando voz às crianças, como júris mirins. Além disso, a plataforma do festival oferece um material pedagógico para cada filme a serviço das famílias e educadores, que podem questionar os filmes e desenvolver atividades educativas junto com as crianças. Os professores podem participar do festival com sua turma e incluir uma experiência lúdica e inovadora nas atividades escolares.

O curta belga “Antípoda” é um dos destaques do festival Takorama Brasil (Crédito: divulgação)

 Entre os destaques da programação estão os premiados o “Meu Estranho Avô” de Dina Velikovskaya (Rússia, 2011); “O Emprego” de Santiago Bou Grasso (Argentina, 2008); “O Complexo do Porco-espinho” de LISAA (França, 2013), que traz uma história para refletir sobre o bullying, autoconfiança e as tribulações de uma jovem ouriço; “Vagamundo” de Pedro Ivo Carvalho (Dinamarca, 2014) que para salvar o seu cachorro, o personagem embarca em uma busca frenética em um mundo distópico e “Antípoda” de Frodo Kuipers (Bélgica, 2001), onde tudo vai bem no melhor dos mundos possíveis, até o dia em que, do outro lado do espelho, chega um novo habitante e vira o mundo de cabeça para baixo.

Realizado com recursos do Fundo de Apoio à Aprendizagem, da Fundação Lemann e Imaginable Futures, o Takorama Brasil é uma iniciativa da Associação Internacional Films pour Enfants (filmes para crianças), proposto pela produtora 3emeio no Brasil. Tem como parceiros internacionais a Comissão Nacional Francesa da Unesco, Global Alliance for Partnerships on Media and Information Literacy (GAPMIL), United Nations Office on Drugs and Crime (UNODC) e grupo Growing up & understanding digital tools 3-6-9-12.

Compartilhar:

Comentários

Clique para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade