Dança/Teatro Notícias

Itaú Cultural divulga Projetos Selecionados de Artes Cênicas do Edital “Arte Como Respiro”

O Itaú Cultural divulgou hoje, em seu site (www.itaucultural.org.br), os projetos selecionados para o primeiro edital da série Arte como respiro: múltiplos editais de emergência, lançado no início do mês, com a proposta de acolher os artistas sujeitos a atuar isoladamente e sem remuneração durante o período de suspensão social em decorrência da pandemia do COVID-19. Voltado aos projetos de artes cênicas (circo, dança e teatro), recebeu mais de 7,2 mil inscrições de todo o país, entre as quais foram selecionados 200 trabalhos de 25 diferentes estados, que serão apresentados ao longo dos próximos meses.

Foram selecionados 39 projetos do Nordeste sendo oito da Bahia; nove do Ceará; dez de Pernambuco; cinco do Rio Grande do Norte; dois do Piauí; um de Alagoas, um do Maranhão e um de Sergipe. O artista sergipano contemplado foi Wilton Santos de Jesus, do município de Estância, que apresentou uma proposta de performance.

Entre os estados do Centro-Oeste, Goiás teve cinco, o Distrito Federal três e Mato Grosso do Sul um. A região Norte é representada no edital por dois projetos do Amazonas, dois do Pará, além do Acre, Rondônia e Tocantins com um, cada estado. No Sudeste, São Paulo contou com 80 trabalhos contemplados, Rio de Janeiro, 33, Minas Gerais, 10 e Espírito Santo, um. No Sul, o Paraná teve oito contemplados, Santa Catarina seis e Rio Grande do Sul sete.

“Foi um mergulho e tanto, com fôlego suficiente para inspirar esse mar de propostas e subir de volta no mais curto tempo que nos foi possível, tendo em vista a situação pandêmica que nos atravessa, em especial a emergência dos trabalhadores das artes cênicas, das artes do corpo, da presença, do encontro – tão em cheque nesse momento crucial, conta a gerente do Núcleo de Artes Cênicas, Galiana Brasil, sobre o processo de seleção dos projetos inscritos.

A grande quantidade de inscrições levou o Itaú Cultural a ampliar a proposta inicial de seleção de 120 espetáculos para 200, que receberão um valor de até R$ 10 mil como remuneração pelo licenciamento dos direitos autorais do trabalho apresentado. Entre os trabalhos contemplados, 42 são do eixo “espetáculos produzidos antes do cenário de isolamento” e outros 158 do eixo “trabalhos produzidos na quarentena”, categoria que abarca a maior diversidade com propostas de cenas, performances, intervenções e espetáculos online.

A diversidade de linguagem das artes cênicas marca o resultado do primeiro edital da série Arte como respiro: múltiplos editais de emergência. Entre os selecionados estão trabalhos de teatro, dança, circo e ópera nas duas categorias, além de dança e teatro para crianças, teatro para bebês, animação, sombras, contação de histórias, performances, teatro de rua, no segmento de espetáculo produzido antes da quarentena, e mamulengos e circo tradicional entre as novas produções.A representatividade também se encontra nesta seleção que traz artistas indígenas e com deficiência, além de trabalhos que abordam questões raciais e temática trans, no roteiro e no elenco.

Os trabalhos selecionados neste edital serão apresentados ao público de acordo com a agenda organizada pela equipe de Artes Cênicas do Itaú Cultural dentro do prazo de até dois meses, podendo ser alterado diante do quadro social referente à pandemia ou de necessidades da própria organização. Ficará a critério da instituição se a exibição será realizada em sua grade de programação virtual ou por meio dos canais e mídias dos próprios artistas, hipótese em que deverá ser feita menção ao apoio do Itaú Cultural.

Sobre o edital

A finalidade de Arte como respiro: múltiplos editais de emergência é reconhecer e gerar recursos, a partir das crescentes práticas artísticas compartilhadas pelas redes sociais. A instituição crê que, ao acolher um recorte de indivíduos ou coletivos que não têm possibilidade de se expressar, hoje em especial, pode contribuir também para a economia criativa.

 

Compartilhar:

Comentários

Clique para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade