Dança/Teatro Espetáculos

“Vai Dar Cacho na Cabeça do Bebê, Mainha ?” estreia no Museu da Gente Sergipana

Elenco do espetáculo "Vai dar Cacho na Cabeça do Bebê, Mainha ?" do grupo a Tua Lona (Foto: divulgação)

Amanhã, o átrio do Museu da Gente Sergipana receberá o espetáculo infantil “Vai Dar Cacho na Cabeça do Bebê, Mainha ?” do grupo sergipano de teatro A Tua Lona. A peça que será encenada ao longo de sete finais de semana- sempre aos sábados, a partir das 16h- traz um texto reflexivo sobre a questão da autoestima no universo infantil.

A história gira em torno de três irmãos Lili (Lara Macário), Lulu (Hanne Oliveira) e Loló (Pedro Cazoy), todos de cabelos cacheados, que guardam em suas lembranças, a chegada do irmão mais novo. Lili, como irmã caçula, até então, não viveu essa experiência, mas a mãe (voz em off de Inês Reis) prepara-se para levar para casa outra criança, só que surge a dúvida entre os três rebentos: vai dar cacho na cabeça do bebê, Mainha ?

Helena (Maria Tereza) chega já crescida e não tem a autoestima dos irmãos. Ela foi abandonada e, agora, ganha um novo lar através da benevolência da mãe de Lili, Lulu e Loló. Segundo Euler Lopes, dramaturgo e diretor do espetáculo, o texto fala de irmandade, fraternidade e foge das rivalidades entre irmãos ao contrário de outras histórias infantis que, geralmente, envolvem rivalidades entre os irmãos, em “Vai Dar Cacho na Cabeça do Bebê, Mainha ?”, Helena vai aprender com os integrantes de sua nova família a lidar com autoestima.

“Os três irmãos têm cabelos cacheados, enquanto que Helena tem cabelo liso. Inversamente, ao que acontece no cotidiano, em que a sociedade tende anão aceitar quem tem cabelo cacheado, aqui é a garota que tem cabelo liso, que se sente insegura e aprende com os irmãos a ter autoestima. A gente lida com a questão da aceitação na criança, invertendo a lógica, onde é a menina de cabelos lisos que aprenderá a lidar com seus medos a partir da convivência com os irmãos de cabelos cacheados, que se aceitam naturalmente”, explica o diretor.

Essa é a primeira vez, que o grupo A Tua Lona- com nove anos de existência- investe numa peça infantil. Para isso, Euler Lopes teve o cuidado de escrever um texto simples, mas que não subestima a inteligência das crianças. Há uma ansiedade natural com relação à estreia, mas ele confia no elenco- que foi renovado recentemente-, que de alguma forma, já tem experiência com trabalhos voltados para o público infantil.

“A expectativa da estreia sempre é grande. Agora, é ver como o público infantil reagirá ao espetáculo que emociona, mas também faz rir”, conclui. O espetáculo que tem cerca de 40 minutos de duração conta com a produção de Cícero Júnior e Pedro Cazoy, trilha original de Danilo Duarte e figurino e visagismo de Cícero Júnior.

“Vai  Dar Cacho na Cabeça do Bebê, Mainha ?” será apresentado até o dia 15 de junho (todos os sábados), às 16h, no átrio do Museu da Gente Sergipana. O ingresso custa R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).

Compartilhar:

Comentários

Clique para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade